Conversa de Miúdos: Por onde é que eu saí, Mãe?


O tema do nascimento dos bebés tem fascinado o Miguel.


Começou por achar impossível os bebés estarem na barriga das Mães, porque não são comida. Depois passou a querer saber como os bebés vão parar, afinal à barriga. A explicação da sementinha que o Papá põe na barriga da Mamã foi aceite, sem perguntar exatamente como é que a coisa era feita (podem ler sobre como foi a explicação, aqui).

Entretanto o assunto ficou por ali e eu também não voltei a abordá-lo. Hoje, de manhã, no carro, a caminho da escola, perguntou ele:


Miguel: "Mamã, por onde é que eu saí?"

Eu, sem perceber de que é que ele estava a falar: "Quando Filho, de manhã, quando saímos de casa?"

Miguel, naquele tom de quem não percebe a minha dúvida: "Não Mãe, da tua barriga! A Carla (a educadora dele) diz que o JP saiu pela barriga. Eu também saí pela barriga? Eu gostava de ter estado lá, para ver o corpo por dentro. Se saiu pela barriga devia conseguir ver-se tudo lá dentro... Mas, eu também saí pela barriga Mãe?"

Eu, a processar toda a informação, e a pensar, pela primeira vez, que uma cesariana não teria sido má ideia 😉: "Tu não saíste pela barriga, Filho!"

Miguel: "Então, Mãe, saí por onde?"

Eu: "Saíste pelo pipi, Filho."

Miguel: "Como Mamã? Como é que o bebé passa? Tiveram que cortar?"

Eu: "Não, Filho, é mesmo assim. É assim que os bebés nascem. O pipi fica grande e os bebés saem."

Miguel: "Nem todos os bebés nascem assim. A Carla disse que o JP foi pela barriga."

Eu: "Sim, Filho. Há bebés que nascem de cesariana, que é como a Carla te disse, pela barriga. E há outros que nascem de parto normal, que é pelo pipi."

Miguel: "E o Maninho, nasceu por onde?"

Eu: "Também foi pelo pipi."


E o assunto ficou por ali. Nem quero imaginar a conversa que vai ser na escola, com os amiguinhos... Ou, se calhar, nem se lembra mais...





Se quiserem estar sempre a par de todas as dicas, sugestões e novidades, sigam a página de FacebookInstagram e subscrevam a newsletter do Blog. Se gostaram do texto, sintam-se à vontade para o partilhar 😍...

Comentários