A Nossa Cozinha



Quando eu era pequenina, adorava brincar às cozinhas! Quer fosse com ingredientes de brincar, quer fosse com ingredientes a sério, que a minha Mãe me deixava misturar, para a brincadeira ser mais gira.

Por isso, assim que o Miguel começou a querer brincar com coisas de cozinha, fui logo comprar-lhe tachinhos e uma cozinha de brincar. E ele achou-lhes alguma graça, durante algum tempo. Entretanto o Rodrigo também começou a querer brincar lá, mas o espaço era pequeno, os utensílios e as comidas de brincar estavam todos guardados uns em cima dos outros... Enfim, eles nem conseguiam ver o que tinham, nem conseguiam brincar decentemente. Estávamos a precisar remodelar a cozinha (e o supermercado, que entretanto também tinham) 😉.

Não faltam opções, giríssimas, de cozinhas completas, à venda no mercado. Mas, para ser do género do que eu queria, ia gastar muito mais dinheiro do que o que queria. Inicialmente, ainda pensei em aproveitar uns móveis e adaptar a partir daí. Mas, entretanto, descobri a cozinha base (esta, do IKEA) que acabei por escolher, que faz mais ou menos o mesmo efeito, mas até ficou mais barato.

Depois fui construindo a partir daí.

Ora, vamos por partes:


A Cozinha

A "base" já vos mostrei qual é. Depois escolhi um cartaz para decorar (que plastifiquei e prendi à parede com blue tag - aquele adesivo, que até é branco, plasticina - tipo este) e, na lateral, colei aquelas bandejas de metal, para poder pôr os ímanes (que já tinha há imenso tempo, ainda existia a PRT). Na outra lateral tem uma toalha de cozinha, pendurada num puxador (para o colar à cozinha, prendi a um pedaço de cartão, forrado com papel autocolante preto). Para colar cada uma destas coisas às laterais, usei fita adesiva dupla face.
Os tachos eles já tinham.
Uma das minhas partes preferidas é o interior da cozinha! Tem tem frascos e frasquinhos, com diferentes tipos de abertura, todos em vidro, com ingredientes a sério (milho, grão, feijão preto, feijão branco, feijão frade, arroz e massa) e com coisas para eles comerem e beberem (bolachas, uvas passas, caju, jarro de água e copos - sim, já se molharam muitas e muitas vezes, mas faz parte da aprendizagem 😉). A inspiração fui buscar a um dos workshops, sobre pedagogia Montessori, que fiz.


→ A Lavandaria

São umas latas amorosas, que encontrei no Continente, a imitar uma máquina de lavar roupa e uma máquina de lavar loiça.
Na parte de baixo, está a base que já estava na cozinha anterior. Só forrei a gaveta com folha de quadro preto autocolante (que encontrei na Tiger), para condizer com a cozinha, que tem a porta do "forno", em quadro de giz, preto.
Para pendurar os aventais, usei puxadores brancos, com autocolantes de fruta para dar cor. Prendi a um pedaço de cartão, forrado com papel autocolante preto.


→ O Supermercado

É, essencialmente, um móvel de gavetas (usei este, também do IKEA). Abre para o lado. No que fica de frente para nós, fiz com cartão e forrei com a folha de quadro preto autocolante, para ficar a condizer com o resto. O cartaz fui eu que fiz (e ainda está em testes, porque não gostei muito do resultado final). A máquina registadora e os cestinhos de compras nós também já tínhamos.


E foi este o resultado final 😍
(Não sei quem gostou mais, se eles, se eu...)

















 #AtividadeseIdeiasCriativas


Se quiserem estar sempre a par de todas as dicas, sugestões e novidades, sigam a página de Facebook, o Instagram ou, subscrevam a newsletter do Blog. Se gostaram da ideia, partilhem com os vossos amigos 😍...

Comentários