Turistas no Porto | dia #54

A selfie possível, a quatro, no cimo da Torre dos Clérigos 😍


O Porto é um destino cada vez mais procurado por turistas de vários pontos do globo. Basta percorrer as ruas do centro da cidade, para perceber que há, provavelmente, mais turistas do que portuenses. E é um destino fantástico! É uma cidade lindíssima, tem praias fantásticas, coisas giras para ver e fazer. Mas a verdade é que, precisamente por ser à nossa porta, muitas vezes não lhe damos o devido valor.

Nestas férias temos descoberto muitos sítios, no Porto (e também em Gaia), que podemos aproveitar, com crianças.
Mas, hoje, decidimos fazer uma experiência mais turística: fomos para a cidade, de mapa em punho, explorar algumas das coisas que o Porto tem para oferecer.

Um dos pontos icónicos da cidade é, sem dúvida, a Torre dos Clérigos e, por isso mesmo, foi por aí que decidimos começar. Depois de ter conseguido subir, sozinha com os dois, os 250 degraus do Farol de Leça, os 225 degraus da Torre, com a ajuda do Papá, pareceu-me que não seriam problema 😉. E não foram. O Miguel estava super entusiasmado! Há qualquer coisa que o atrai imenso em subir a torres altas, por isso gostou logo da ideia de subir à Torre dos Clérigos. O Rodrigo, também cooperou e até subiu alguns degraus pelo pé dele...

A vista, lá de cima, é, realmente, deslumbrante. Eu já lá tinha ido, há muitos, muitos anos, quando eu e o Ricardo começámos a namorar... ou seja, há 14 anos! Não há dúvida que o espaço está melhor organizado, muito bem conservado e cuidado. Até porque a grande quantidade de pessoas que a visitam todos os dias, assim o exige! Mas, em contrapartida, não pudemos usufruir do tempo lá em cima da mesma forma. Lembro-me de, da outra vez, estar lá o tempo que nos apeteceu. Termos andado para trás e para a frente, com várias voltas lá em cima. Agora não é assim. Damos uma volta e temos que descer. E nem podemos ficar muito tempo parados, porque é preciso manter um certo ritmo na visita para que todos possam ter a sua oportunidade de apreciar a vista.

Depois do almoço (e de umas corridas no coreto da Cordoaria), fomos fazer duas coisas que o Miguel desejava há imenso tempo: andar de elétrico e num autocarro de dois andares 😍.

Para o elétrico escolhemos a linha 22, ou linha da Baixa, que passa por alguns dos edifícios emblemáticos da baixa do Porto. Uma vez que é circular, podemos, com um bilhete só, ir e regressar ao ponto de partida. O Miguel A-D-O-R-O-U! Até os olhinhos dele brilharam durante a viagem toda 😍😍😍. Gostava de vos dizer se o entusiasmo do Rodrigo foi o mesmo, mas, a seguir ao almoço, o soninho venceu e ele dormiu o caminho todo. Nem sabe que andou de elétrico... Quando ele for um bocadinho maior, nós voltamos a andar!

Para o autocarro, há imensas opções de autocarro turísticos, que de certeza que ele também vai gostar. Mas, hoje, optámos por um dos autocarros da STCP, com 2 andares (que era o requisito dele!). Há dias tínhamos reparado que a linha 500 tinha desses autocarros, por isso, planeámos o nosso passeio de maneira a conseguirmos viajar nele. Entrámos nos Aliados e fomos até à Ponte da Arrábida e regressámos 😊. Mais uma vez, o Miguel gostou imenso! Como o Rodrigo ainda estava a dormir, eu estava no andar de baixo com ele, e ouvia as gargalhadas, interjeições e exclamações do Miguel durante a viagem!

Resumindo, foi um sucesso 🚋🚌😍!

























Sobre o desafio:
Todos os dias vou partilhar uma sugestão convosco! Uma ideia, que nós tenhamos feito, e que pode servir-vos de inspiração, que pode despertar a vossa curiosidade, que vos pode ajudar a construir também as vossas recordações Felizes 💝

Deixem também as vossas sugestões. São todas muito bem-vindas! E, se quiserem, partilhem também as atividades que decidiram experimentar. 😊

Se não quiserem perder pitada, sigam a página de Facebook, o Instagram ou, se quiserem receber no vosso email todas as dicas, sugestões e novidades, subscrevam o Blog (no canto superior direito).


Os outros dias do desafio podem ser vistos aqui.


Comentários