Pela Igualdade de Género, Hoje e Sempre




Eu tenho um sonho (tenho vários, vá, mas este é um deles)!
Sonho com o dia em que deixa de fazer sentido celebrar o Dia Internacional da Mulher! Sonho com o dia em que não se fala em igualdade de género, nem de discriminação, nem de diferenças salariais entre homens e mulheres! Sonho com o dia em que não existirão declarações como as que foram proferidas no Parlamento Europeu na semana passada!

Mas, enquanto isso não acontece, que se continue a celebrar o Dia Internacional da Mulher, para se continuar a falar destes temas, idealmente, não apenas uma vez por ano...

A verdade é que a mudança, urgente e necessária, depende de todos nós! E se todos nós tomarmos consciência dessa necessidade, talvez possamos todos contribuir para que ela aconteça. Como? Praticando a igualdade de género, desde cedo, todos os dias, nas nossas casas, nas nossas empresas, nas nossas vidas! Não ter dois pesos e duas medidas, por ser um homem ou uma mulher, um rapaz ou uma rapariga. Parar com estereotipos, como isso é "coisa de menina", ou "brinquedo de menina" (fico angustiada quando vejo essa designação nas lojas de brinquedos!), com ideias como "o meu marido ajuda-me em casa", ou "que sorte que eu tenho porque o Pai dos meus Filhos ajuda em tudo!", ou ainda "vê-se mesmo que é uma mulher a conduzir", ou mesmo "meninos não choram", entre tantos outros!

Nós estamos a educar as futuras gerações. Temos nas nossas mãos o poder de alterar a forma como eles encaram o género oposto. Vamos fazer bom uso dessa oportunidade e mudar, de facto, a forma como a igualdade de género é vista, para deixar de fazer sentido falarmos sobre este tema!

Comentários