Preparar a Chegada do Rodrigo

Com as semanas a passar (o colo do útero a extinguir-se e a dilatação a começar), a chegada do Rodrigo vai-se tornando mais real. As roupinhas já vão ocupando o seu lugar nas gavetas (eu continuo a achá-las muito pequeninas...), a mala para levar para o Hospital já está a ser preparada e o Miguel continua entusiasmado. Agora tudo o que é mais pequenino é "bebé" e merece uma festinha (cacás, pedaços de pão, bocados de massa, ...). Mas também tem andado mais mimalho. Não sei se por estar mais tempo comigo, se por antecipar que vêm aí mudanças. Provavelmente, pelos dois motivos ;)

É engraçado como, nesta altura, as minhas preocupações são diferentes do que eram quando estava no fim do tempo do Miguel.
O parto em si não me preocupa tanto. Ele tem que sair e tem! Só espero que corra tão bem como o primeiro...
A reação do Miguel preocupa-me bastante! E os primeiros tempos do Rodrigo, que vai ter de partilhar a atenção com o irmão também!

Há dias, quando fomos ao pediatra, trouxemos algumas dicas interessantes para ajudar o Miguel quando o Rodrigo nascer:

- ter uma atividade só da Mamã e do Miguel, para fazermos sozinhos, idealmente fora de casa;
- haver uma tarefa que é só o Miguel que faz em relação ao Rodrigo (por isso exemplo, lavar-lhe os pezinhos);
- o Rodrigo trazer uma prenda especial para o Miguel;
- dar doses extra de mimo ao Miguel, que ele vai precisar ♡

Há ainda outra dica engraçada que eu li há tempos num artigo sobre a chegada de irmãos mais novos: pôr uma foto do Miguel na mala do hospital e tê-la na mesinha de cabeceira quando ele nos for visitar. Assim ele vai ver que a Mamã está a pensar nele :)

Em relação à partilha de atenção, a verdade é que não há nada a fazer. Vamos ter todos que descobrir como fazer as coisas funcionar. E tenho a certeza que vamos conseguir... Mais cedo ou mais tarde ;)

Comentários