O Miguel e as 4 palavras

A primeira palavra do Miguel já foi há muito tempo, tinha ele 7 meses. Foi "Mamã", claro ;)

Mas a verdade é que só alguns meses mais tarde começou a atribuir algum significado à palavra. Ainda hoje, apesar de se referir a mim sempre como Mamã, com várias entoações diferentes, também chama Mamã às Avós (convenhamos que Vovó não é fácil de dizer...).

A seguir veio o "Papá", que também demorou a ter significado. Agora é frequente ouvi-lo construir frases complexas, como "Mamã, Papá?", ou "Mamã, Papá!", ou ainda "Papá, Mamã?".

Passado pouco tempo veio a palavra preferida dele: "cácá". E durante muito tempo serviu para dizer tudo o resto. Por exemplo, carro é "cácá", pão é "cácá", dá também é "cácá", etc.

Há cerca de 3 semanas aprendeu a quarta palavra! Alguém quer adivinhar qual foi?...
Foi "água"... Assim, dito com todas as sílabas e com o significado correto! Agora também serve para leite, mas inicialmente era só para a água de beber (sim, porque a do banho continua a ser "cácá").

Eu até já pedi ao Ricardo que o filmasse a dizer "água", porque eu acho que daqui a uns tempos nós vamos achar que já não nos lembramos bem e que ele até nem dizia assim tão claramente "água", nós é que sabíamos o que ele queria dizer...

Comentários